Se você procura por Inspeção por partículas magnéticas, você encontra no website da Brasil Testing, cote produtos com nossos profissionais e conheça a melhor referência em qualidade do mercado.
QUANDO E ONDE EXECUTAR INSPEÇÃO POR PARTÍCULAS MAGNÉTICAS?
A inspeção por partículas magnéticas é um ensaio não destrutivo para avaliar a integridade de equipamentos industriais. O serviço faz parte do ciclo de manutenção dos aparelhos, garantindo excelência na produtividade.
Geralmente, a inspeção por partículas magnéticas é feita em peças específicas, como tubulações, vasos de pressão e caldeiras.
A análise deve ser rigorosa, pois a ocorrência de rachaduras ou pequenas fissuras na superfície desses componentes pode causar acidentes e falhas na operação.
MÉTODO PARA REALIZAR INSPEÇÃO POR PARTÍCULAS MAGNÉTICAS
Os procedimentos para inspeção por partículas magnéticas podem ocorrer em superfícies ferromagnéticas. A aferição é feita de forma rápida e de forma segura.
Quando há magnetização da superfície que será avaliada, essa é a etapa inicial, gerando um campo magnético no local. O serviço é feito com o auxílio de pó de ferro visível ou fluorescente. Além disso, o método pode ser feito a seco ou úmido, dependendo das características de cada equipamento aferido. A opção úmida tem mais resultado para encontrar descontinuidades pequenas e na superfície. Já o seco, tem mais eficácia na parte superficial.
Outros pontos positivos desse teste é que é possível o funcionamento por meio de recobrimentos que tenham espessuras menores ou que apresentem camadas de contaminantes. E os resultados aparecem no próprio objeto analisado.
Portanto, a inspeção por partículas magnéticas é ideal para produção de alto volume e linhas automatizadas, facilitando a operação sem perder precisão na aferição.
INSPEÇÃO POR PARTÍCULAS MAGNÉTICAS E DEMAIS SERVIÇOS OFERECIDOS
Em atividade desde 2014, a Brasil Testing Engenharia e Controle da Qualidade é uma prestadora de serviços de inspeção por partículas magnéticas.
Os serviços executados pela empresa estão em conformidade com a norma trabalhista NR13, que estabelece padrões para inspeções em vasos de pressão, caldeiras e tubulações. Dessa forma, garante-se a segurança tanto dos profissionais que farão a análise do equipamento como aqueles que atuam no dia a dia das fábricas.
Além de inspeção por partículas, a Brasil Testing Engenharia e Controle da Qualidade realiza outros tipos de ensaios não destrutivos. Os mais comuns são por:
- Líquido penetrante;
- Raio x convencional e ultrassom;
- Radiografia industrial;
- Inspeção de solda;
- Dimensional.